Blog

Ladies Book - Etiqueta na Era Vitoriana



Quem nunca ouviu falar do famoso livro Na Sala com Danuza? A primeira em edição assinada por Danuza Leão, foi publicada em 1992. O livro ganhou as prateleiras, ensinando etiqueta e boas maneiras de uma forma leve e divertida.


Na Era Vitoriana (Inglaterra 1837 – 1901), as regras de condutas eram bem rígidas. Para que as damas e lordes estivessem antenados no que fazer e não fazer, eram publicados livros e periódicos com dicas de comportamento, etiquetas e manuais de boas maneiras.


Nos populares “Ladies Books” os assuntos abordados eram variados. Como se portar, como se vestir, como servir, sugestão do que servir em jantares, como organizar a fila de convidados... Sim, pois as pessoas entravam nos salões de jantar em pares e quanto maior o título, mais próximo da anfitriã você ficava.


A dama era responsável por organizar, inspecionar e supervisionar todo o evento. A anfitriã era avaliada minunciosamente por todos os convidados. E não se engane, os cavalheiros também eram bastante observadores.




Pretendo fazer mais posts sobre etiqueta vitoriana, pois as regras são infinitas e muitas vezes absurdas, mas vou deixar uma pequena amostra do que encontrar em um livro para damas.


  • Aprenda a governar a si mesmo

  • Seja gentil e paciente

  • Uma dama deve estar devidamente vestida e penteada para receber visitas entra as 15 e 17 horas.

  • Quando um cavalheiro, for fazer uma visita, deve retirar o chapéu, mas não deve ficar longe dele (mantê-lo sempre a mão demonstra que ele não tem a intenção de se demorar)

  • Chegar na casa de alguém antes das 15 horas era rude e deselegante.

  • O horário apropriado para chegar em um jantar era 15 minutos depois da hora marcada.

  • As damas tinham até uma semana para “pagar” as visitas ou convites para jantar.

339 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo