Floriografia: a linguagem das flores

Na Era Vitoriana (1837 – 1901), muitas regras de etiqueta e comportamento foram instituídas, muitos assuntos eram proibidos e velados, especialmente no que se referia a romances. E era aí que as flores entravam.
Conhecida como a nação dos jardineiros, a Inglaterra fez história. Damas e cavalheiros britânicos usavam e abusavam das flores para se comunicarem.
A primeira publicação que revelava os significados ocultos das plantas veio da França, em 1818. Intitulada Le Langage de Fleurs, foi escrita por Charlotte de La Tour. (Confira o livro digitalizado aqui) Os vitorianos costumavam presentear com flores. Segundo Shanon O’Connor, do site 1800flowers , as flores eram usadas para entregar mensagens secretas ou não convencionais que não podiam ser ditas em voz alta. Ela afirma também que, embora nem todos os livros e dicionários concordassem em relação aos significados, as pessoas, durante esse período, geralmente eram capazes de entender as mensagens enviadas com base na forma como as flores eram apresentadas. · Se as flores fossem entregues a um destinatário voltadas para baixo, significavam o oposto do que esse arranjo simbolizava.
Se as flores fossem entregues a alguém com a mão direita, significavam responder "sim" a uma pergunta. Pelo contrário, se fossem entregues usando a mão esquerda, eram usadas para responder com um "não";
Se alguém recebesse um arranjo de tremoços, hollyhocks, urzes brancas e pisões esfarrapados, recebia também desejos de boa sorte;
Recebendo um arranjo de delphiniums, hortênsias, oleander, manjericão e pé de aves, deveria enviar uma mensagem mais negativa, como: você não tem coragem e cuidado;
Já os jacintos poderiam simbolizar algumas coisas, como jogar, me perdoar ou jogos.
.Confira aqui uma pequena amostra do significado das flores:
Narcisos: amor não correspondido.
Margaridas: inocência e a pureza.
Rosas: simbolizavam o amor na era vitoriana.
Açafrões: juventude e alegria.
Violetas: fidelidade e modéstia.
Áster: paciência, elegância e fragrância.
Cravo: em geral, os cravos traduzem beleza e orgulho. Seu significado, no entanto, pode variar. Se for cor-de-rosa, por exemplo, representa a gratidão ou o amor de uma mulher, mas, se for branco, muitas vezes simboliza a lembrança ou o amor puro.
Gardênia: amor secreto
Hortênsias: simbolizam vários sentimentos. Um comum? Gratidão. Mas não se deixe enganar ao pensar que as hortênsias sempre simbolizam algo doce, elas também podem refletir o narcisismo ou a vaidade, dependendo da situação.
Orquídea: amor, fertilidade, consideração e encanto.