Blog

Era Vitoriana

A Era Vitoriana compreende o período de reinado da rainha Vitória. Em 1837, com apenas 18 aninhos, ela assumiu o trono, tornando-se soberana do Reino Unido.


Foto retirada do site https://matrixdesvendada.blogspot.com.br


Foi uma época de prosperidade para o império pós-revolução industrial; a economia progredia a passos largos, com muitos incentivos para os avanços tecnológicos e repleta de peculiaridades que marcaram a história.


Apesar dos avanços econômicos, dinheiro não era tudo. Um rico comerciante jamais faria parte da alta sociedade, a menos que se casasse com uma aristocrata. Um nobre, por sua vez, casando-se fora de seu círculo corria o risco de ser banido. Mas falido não perderia seu posto, pois as conexões familiares e sociais valiam mais do que qualquer fortuna.


Naquela época foram instituídos todos os tipos de bizarrices no que diz respeito aos rigorosos padrões de comportamento, mas esse assunto merece um post à parte.


Vitória foi a primeira monarca a se casar por amor (reza a lenda), mas não se engane; os códigos de conduta pregavam que amor no casamento era uma frivolidade.


Confira algumas curiosidades:

Rainha Vitória ficou 63 anos e 7 meses no trono, perdendo apenas para a Rainha Elizabeth II, a atual soberana.
Foi no reinado da rainha Vitória que a Inglaterra se tornou o centro da economia global.
A soberana entrou em luto após a morte do marido, Albert, em 1861, e vestiu preto por quatro décadas, até o fim de sua vida.

Para quem gosta de séries, recomendo Vitória: A Vida de uma Rainha, que já vai para a terceira temporada.


37 visualizações0 comentário