Blog

Você sabe como surgiu o famoso chá das 5?

Atualizado: 14 de Mar de 2018

Como sou uma amante de chá, bolinhos, biscoitos, éclairs e afins, fiquei curiosa para descobrir como surgiu a refeição (na minha humilde opinião) mais elegante do mundo.



Photo by Andrea Leggett via Flickr Creative Commons.


Lendo vários romances de época ambientados na Inglaterra, esse pequeno lanche nunca passa despercebido. O fato é que alguns se passaram em mil setecentos e bolinha e a tradição mundialmente conhecida originou-se na década de 1840.


O chá veio da China e foi levado para a Inglaterra pela portuguesa Catarina de Bragança, filha de D. João IV, que se casou com o Rei Charles em 1661. Seu dote consistia em 500 mil libras de ouro, o direito à Inglaterra de exercer o livre comércio com qualquer colônia portuguesa, e uma caixa de chá.

O chá era algo luxuoso devido ao elevado preço. A princesa acabou lançando moda entre os aristocratas britânicos, iniciando, assim, o costume inglês de saborear a deliciosa bebida a qualquer hora do dia.


Mas e o chá das cinco?

Ah! Esse surgiu quase dois séculos depois, com Anna Maria Russell, a Duquesa de Bedford, uma das damas da corte da Rainha Vitória.


Em uma visita ao Duque de Rutleand no Castelo de Belvoir, onde o jantar era servido muito tarde, a duquesa teve a brilhante ideia de pedir o chá no meio da tarde, acompanhado de bolinhos e pequenos sanduíches.


Lady Russel começou a convidar várias damas para apreciar a nova refeição, fazendo com que esse requintado hábito se difundisse entre a aristocracia e a burguesia britânica.

Gênia, não?


#teamduquesaderuthleand




116 visualizações1 comentário